O inicio

Era um menino, lindo segundo seus pais, tios e avós. Todos apostavam nele um salvador da família, embora não apresentasse nenhum motivo pra isso. Era o mais amado das avós, talvez por causa de sua mãe ter sido adotada. Dona Otília sua vó materna adotou aquela menina, ao vê-la sofrendo e passando necessidades nas mãos de uma mulher, que poderia ser amante de seu marido. Hoje há indícios de houve engano e o verdadeiro pai da menina já é conhecido, mas nunca foram apresentados como pai e filha. Mas dona Otília morreu sem saber isso. Essa é uma das primeiras injustiças do mundo que aquele menino conhecera, ainda antes de entender como veio ao mundo.
A madrinha deixava seus filhos com a vó, e o menino teve seus primeiros 5 anos de vida em meio a brincadeiras e malandregens com seus primos. Ele não tomava iniciativas e era muito tímido, medroso e temente a Deus. Achava que qualquer coisa que fizesse de errado, seria castigado por Deus ou pelos santos. Tudo isso por causa dos ensinamentos das avó, que aliás frequentava a missa toda quarta-feira a tarde, motivo a qual levou o padre da cidadezinha à fazer uma grande homenagem na missa de suas ezéquias. Na verdade ele não conseguiu fazer homenagem, ele apenas perdeu a vóz ao se aproximar do caixão na hora da benção final, e o menino reconheceu aquilo como uma grande homenagem, um sinal de reconhecimento pela sua vida toda de oração e dedicação aos filhos e netos.
Ah! Os mandolates, doces de amendoins que a vó fazia e era conhecido e saboreado na cidade toda e vendido com uma cesta de vini pelo marcelo, o primo mais velho, que corria a cidade em cima de uma bicicleta que usava para fazer as entregas. Agora a cidade já não teria mais aqueles doces, que a vovozinha tirou o sustento para criar seus seis filhos e alguns netos. O menino confessava que gostava mais dos pés-de-moleque aos mandolates, mas não deixava de dar um pouco de prejuiso a avó, comendo os doces ainda quente, quando ele julgava mais gostosos. A morte dela foi a primeira tristeza que ele sentiu, isso já aos seus seis anos completos.

Um comentário:

Deixe seu comentário, vou tê-lo como um aprendizado.
Obrigado por compartilhar suas ideias.